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Guia de Jobs Final Fantasy 14

Guia de jobs FF14

E aí Fellows!

 

Sua primeira grande decisão antes de iniciar sua jornada em FF14 é a de qual classe jogar. Essa escolha irá influenciar o início de sua história e como serão suas partidas em grupo.

Sabendo que é uma decisão importante, preparamos esse guia descrevendo o papel desempenhado por cada classe nas partidas em grupo e como essas classes evoluem para os famosos Jobs, também daremos detalhes sobre cada um deles, pois a variedade é muito grande, então veja qual irá se adequar melhor ao seu estilo de jogo sem ter que descobrir jogando, o que demandará muito tempo, muito mesmo.

 

 

A DIFERENÇA ENTRE “CLASSES” E “JOBS”

 

Assim que criar seu personagem em FFXIV, você terá que escolher sua classe inicial.

As classes referem-se especificamente aos papéis iniciais que você desempenhará, mas você acabará deixando-as de lado para focar nos poderosos Jobs que irá liberar. No mundo de FFXIV, os Jobs descrevem os diferentes tipos de personagens com os quais você pode jogar. No início do jogo, você só tem acesso a algumas classes de personagens, que servem como ponto inicial dos Jobs para os quais evoluem no Level 30. Então analise o Job que irá jogar e veja os requisitos para jogar com ele, pois assim você sabe qual classe escolher no início ou então qual a expansão necessária pra ter acesso à aquele Job.

 

Jobs FF14

Guia de Jobs FFXIV: Classes FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

As expansões do jogo também introduzem novos Jobs que não exigem que você desempenhe certos papéis em um nível específico. Tudo o que você precisa fazer para mudar para os novos Jobs do jogo é atender a um determinado requisito de nível, além de possuir a expansão relacionada ao Job.

Seu personagem pode desempenhar todos os Jobs. Ao escolher sua classe inicial, você não está preso a nenhum arquétipo. Você pode alternar livremente as funções em FFXIV.

 

ENTENDENDO OS TRÊS PAPÉIS ESTRATÉGICOS

As classes às quais você tem acesso no início do jogo também agem como uma introdução aos tipos de papéis que você desempenhará no jogo: Tanker (Tanque), Healer (Curandeiro) ou DPS (Causador de dano).

 

Esses três papéis são essenciais no modo multiplayer do jogo. Ao formar grupos com outros jogadores em masmorras, testes e invasões, você será emparelhado dependendo do papel que estiver desempenhando. Masmorras, por exemplo, exigem um Healer, um Tanker e dois DPS. Cada um dos inúmeros Jobs do jogo se enquadra em um desses três arquétipos.

 

Guia de Jobs FFXIV: Classes FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

Os Tankers são representados com um ícone de caractere azul. Eles lideram o ataque nas masmorras, recebendo os ataques inimigos de frente. Eles são os escudos vivos que lutam à frente do grupo. Eles podem se proteger com feitiços (Buffs) e armaduras poderosas. Enquanto eles podem bater forte, seu objetivo principal é resistir aos ataques inimigos para que curandeiros e DPS possam desempenhar seu trabalho.

 

Os Healers têm ícones de personagens verdes. Eles apoiam o grupo na retaguarda com magias que restauram a saúde ou concedem escudos que salvam vidas. Embora eles possam se virar por conta própria com seus ataques mágicos, sua principal missão é de ser os salvadores do grupo. Os Healers também podem dissipar os efeitos negativos que os inimigos lançam em seu grupo e alguns podem até mesmo reviver os membros do grupo caídos.

 

Os DPS têm ícones de caracteres vermelhos. Esses causadores de dano atacam de perto ou à distância com armas ou magias esmagadoras. Seu principal objetivo é eliminar inimigos com ataques poderosos. Alguns se especializam em causar dano pesado a inimigos únicos, enquanto outros podem atacar vários inimigos ao mesmo tempo. Enquanto o grupo confia neles para derrotar todos os inimigos que estão diante deles, os personagens DPS precisam de tanques e curandeiros para mantê-los vivos.

 

Agora que entendemos o papel que cada classe desempenha na batalha em grupo, vamos conhecer os Jobs disponíveis no jogo, separados por classes para facilitar ainda mais sua escolha:

 

 

 

 

 

 

TANKER

Se você quiser liderar o ataque nas batalhas, considere um dos quatro Jobs de Tanker:

PaladinWarriorDark KnightGunbreaker.

 

PALADIN

Guia de Jobs FFXIV: Paladin FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

Paladins são os cavaleiros brilhantes de FFXIV. Eles são lutadores valentes que empunham espadas e escudos. Eles têm toneladas de habilidades para absorver danos e lançam feitiços, o que significa que algumas de suas habilidades possuem tempo para serem usadas (Cooldown). Paladins também têm habilidades brutas de cura e muitas outras habilidades de suporte.

Eles são perfeitos para jogadores que querem um papel de tanque facilmente entendido com opções defensivas poderosas e ataques fortes.

REQUISITOS: Começar pela classe Gladiator e atingir o Level 30.

 

WARRIOR

Warriors são brutos poderosos que são difíceis de derrubar. Eles são combatentes ferozes que cortam os inimigos com machados maciços. Seu estilo de luta envolve movimentos pesados, com habilidades que amplificam sua força. Eles têm ótimas habilidades de cura e sustentação e são conhecidos por sua grande gama de dano de explosão, que faz você cortar ferozmente os inimigos.

Warriors são uma ótima opção para jogadores que querem um papel de tanque que evite ataques e domine os inimigos.

REQUISITOS: Começar com a classe Marauder e alcançar o Level 30.

 

 

 

DARK KNIGHT

Os Dark Knight são o inverso dos Paladins: eles são sombrios, pensativos e empunham espadas enormes. Seu estilo de combate se concentra em manter a pressão sobre os inimigos com ataques físicos e mágicos infundidos pela escuridão para aumentar o poder. Dark Knight são conhecidos por sua habilidade “The Blackest Night”, que coloca um escudo robusto sobre um membro do grupo e é uma das melhores habilidades em todo o jogo. Ao contrário dos outros tankers, ele não possui muitas habilidades para restaurar HP, e geralmente é visto como o tanker mais “egoísta”.

 

Dark Knight são ótimos para jogadores que querem um tanker estruturado e agressivo para jogar.

REQUISITOS: Ter a expansão Heavensward e ter algum Personagem no level 50.

 

 

GUNBREAKER

Gunbreakers são tanques que têm um conjunto de movimentos mais envolvente que te faz se sentir um pouco como um DPS. Eles lutam com uma arma que é uma espada que pode disparar balas. Esse Job usa combos para ganhar recursos e fazer ainda mais combos. Se você gosta de habilidades que “combam”, este é o Job perfeito para você.

 

Gunbreaker é ideal para jogadores que querem jogar com um tanque, mas também querem um estilo de jogo um pouco mais envolvente em comparação com seus colegas.

REQUISITOS: Ter a expansão Shadowbringers e ter algum Personagem no Level 60.

 

HEALER

Se você quer ser o suporte do seu grupo, aquele que mantém todos vivos, considere jogar de Healer. Voce tem quatro opções:

White Mage – Scholar – Astrologian – Sage.

 

Guia de Jobs FFXIV: White Mage FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

WHITE MAGE

Em FFXIV, White Mages se encaixam na ideia clássica de curandeiro na maioria dos outros jogos. Eles usam seus cajados para atrair a natureza para atacar os inimigos e lançar magia restauradora para ajudar os aliados. Eles podem curar seus companheiros de equipe em grandes rajadas ou ao longo do tempo com diferentes magias. Seu sistema de lírio permite que eles se curem em grandes quantidades rapidamente, enquanto também causam dano.

 

White Mage é uma ótima opção para jogadores que desejam um conjunto claro de opções poderosas para proteger seu grupo. Para jogar como um White Mage, você deve escolher a

REQUISITOS: Iniciar com a classe Conjurer e alcançar o level 30.

 

SCHOLAR

Os Scholar são curandeiros únicos que podem convocar fadas para ajudar a equipe. Enquanto eles podem lançar habilidades de cura e escudos salva-vidas para o grupo, o companheiro de um Scholar os ajuda usando suas próprias habilidades para proteger o grupo também. Você deve controlar tanto a sua fada quanto a si mesmo para manter os escudos.

 

 

Scholars são bons para jogadores que gostam da ideia de ter um sistema de suporte passivo de um aliado convocado.

REQUISITOS: Começar como a classe DPS Arcanist e, em seguida, mudar para o Job Scholar no Level 30.

 

 

ASTROLOGIAN

Os Astrologian são curandeiros que usam cartas mágicas e especiais para ajudar sua equipe. Suas habilidades de suporte se concentram em regenerar a saúde ao longo do tempo. Eles também lançam buffs especiais para seu grupo, puxando cartas de um baralho. Diferentes cartas buffam diferentes funções, então distribua buffs com cuidado e eficiência.

 

Os Astrologian são ótimos para jogadores que desejam flexibilidade na forma como dão suporte para seu grupo.

REQUISITOS: Ter a expansão Heavensward e ter ao menos um Personagem no Level 50.

 

 

SAGE

Os Sages usam armas mágicas, flutuantes que disparam laser para curar e fornecer escudos para seu grupo. Usando Kardia, você selecionará um membro do grupo para ser seu foco, e esse membro do grupo será curado à medida que você usar habilidades de dano.

 

Sage é ideal para quem quer se concentrar em causar mais danos do que em curar. (Mas você ainda deve observar os níveis de HP e curar) Para jogar como um Sage, você precisará da

REQUISITOS: Ter a expansão Endwalker e ao menos um Personagem no Level 70.

 

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DPS DE DANO CORPO A CORPO

Se você quer ser um causador de dano e gosta da ideia de atacar de perto, considere uma das cinco classes de DPS corpo a corpo:

Monk – Dragoon – Ninja – Samurai – Reaper.

 

Ao jogar com um personagem DPS corpo a corpo, há um aspecto de combate que eles têm que outros trabalhos não têm: posicionais. Cada um desses trabalhos tem ataques que são mais eficazes quando atingem os inimigos em um determinado ângulo, como por trás.

 

Guia de Jobs FFXIV: Reaper FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

MONK

Monks são armas vivas que enfrentam seus inimigos para lutar. Eles usam artes marciais para chutar e socar e causar dano a seus oponentes. Os Monks devem se mover muito, pois a maioria de suas habilidades tem posições. Ele usa muitas formas e combos diferentes para causar dano.

Monks são ótimos para jogadores que querem um estilo de luta envolvente com muito movimento e combos.

REQUISITOS: Começar com a classe Pugilist e chegar ao Level 30.

 

 

DRAGOON

Dragoon são poderosos DPS. Eles usam suas Lanças para esfaquear os inimigos e podem subir aos céus com ataques saltitantes que empalam os inimigos. Seu estilo de combate se concentra em alguns combos e posições, com buffs especiais que permitem aumentar suas habilidades. Eles são conhecidos por suas habilidades de salto, o que os faz saltar em direção ao inimigo.

 

 

Dragoon são ótimos para jogadores que querem um trabalho direto e poderoso.

REQUISITOS: Começar pela classe Lancer e atingir o Level 30.

 

NINJA

Ninjas utilizam artes místicas para causar dano e aumentar seus ataques. Suas habilidades de ninjutsu permitem que eles misturem e combinem diferentes jutsus de selo para realizar uma ampla gama de ataques e feitiços de curto alcance para derrotar os inimigos. Dominar todos os seus movimentos requer lembrar como combinar diferentes habilidades, o que pode intimidar ou excitar novos jogadores.

 

Ninjas são ótimos para jogadores que querem um estilo de combate flexível e envolvente com muitas opções.

REQUISITOS: Começar com a classe Rogue e alcançar o Level 30.

 

 

SAMURAI

Samurais são lutadores poderosos com ataques massivos. Eles empunham katanas que causam dano maciço a alvos únicos e têm alguns ataques de área de efeito. Seu estilo de combate se concentra em construir recursos a partir de combos e gastar quantias diferentes para realizar vários ataques especiais.

 

Samurais são ótimos para jogadores que querem causar grandes danos.

REQUISITOS: Ter a expansão Heavensward e um personagem no Level 50.

 

 

REAPER

Reaper causa dano com uma foice enquanto também invoca um mascote demoníaco para ajudar na luta. Para jogar de Reaper com sucesso, você precisará gerenciar pilhas de buffs, uma barra de recursos e seu mascote. Eles também têm uma habilidade de movimento única, permitindo que eles se movam pelos portais que eles criam.

Reapers são ótimos para jogadores experientes e que querem muitos combos e recursos diferentes para gerenciar.

REQUISITOS: Ter a expansão Endwalker e um Personagem no Level 70.

 

 

DPS DE DANO FÍSICO À DISTÂNCIA

Se você quiser causar dano, mas manter distância, tente uma dessas classes de DPS de dano físico à distância:

Bard – Machinist – Dancer.

 

Guia de Jobs FFXIV: Dancer FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

Ótima escolha para quem procura personagens que causem dano à distância enquanto servem como suporte para seu grupo lhes concedendo Buffs.

 

BARD

Os bards usam o poder da música para aumentar suas habilidades. Seus arcos podem atacar inimigos e tocar músicas que aumentam suas habilidades e podem aumentar a força de seu grupo. Eles também causam envenenamento nos inimigos, causando dano ao longo do tempo, enquanto suas várias músicas apoiam seu grupo durante uma luta inteira.

Bards são ótimos para jogadores que querem complementar o grupo e ter combate móvel.

REQUISITOS: Começar com a classe Archer e atingir o Level 30.

 

 

MACHINIST

Os Machinists usam a tecnologia para causar uma enxurrada de danos. Eles atiram em seus inimigos com armas e podem convocar vários robôs para lutar ao seu lado. Embora eles não apoiem seu grupo como outros personagens de DPS de dano físico à distância, eles compensam isso convocando um robô poderoso para causar dano extra. Os Machinists também precisam fazer muito combo entre suas habilidades para extrair seus grandes números de dano.

Os Machinists são ótimos para jogadores experientes e que querem lutar ao lado de um companheiro robô.

REQUISITOS: Ter a expansão Heavensward e um personagem no Level 50.

 

 

DANCER

Dancers são lutadores graciosos que, bem, usam movimentos de dança para lutar. Embora não sejam tão fortes quanto os outros DPS, suas habilidades podem escolher um “parceiro de dança” para aumentar sua produção de dano. Seu estilo de combate é rítmico, exigindo que você pressione botões específicos em uma sequência para executar suas habilidades mais importantes.

 

Dancers são ótimos para jogadores que querem um estilo de combate envolvente que tenha muita utilidade de grupo.

REQUISITOS: Ter a expansão Shadowbringers e um personagem no Level 60.

 

 

DPS DE DANO MÁGICO À DISTÂNCIA

Se você gosta da ideia de lançar feitiços para danificar os inimigos em FFXIV, tente um desses personagens DPS mágicos à distância:

Black Mage – Summoner – Red Mage – Blue Mage.

 

Guia de Jobs FFXIV: Red Mage FF14 (Imagem: Reprodução/Square Enix)

 

 

Esses personagens precisam de tempo para lançar seus feitiços, então eles não são tão móveis quanto suas contrapartes físicas de DPS à distância, mas seu poder de ataque compensa sua falta de movimento.

 

BLACK MAGE

Black Mages lançam feitiços mágicos de alta potência. Eles têm um Cooldown (tempos de lançamento) mais longos do que a maioria, então espere ficar em uma boa posição enquanto você lança magia explosiva e mortal. Em níveis mais altos, esses magos devem mudar o tipo de magia que lançam para regenerar sua mana para que possam bombardear continuamente o inimigo com ataques.

Black Mages são ótimos para jogadores que querem lançar feitiços poderosos para devastar inimigos.

REQUISITOS: Começar pela classe Thaumaturge e alcançar o Level 30.

 

 

SUMMONER

Os Summoners lutam contra os inimigos com a ajuda de diferentes aliados. Cada uma das criaturas do Summoner tem estilos de ataque diferentes, dando a esta classe um punhado de opções de dano. Alguns desses aliados até aumentam os ataques do Summoner para torná-los mais poderosos. Esse Job é um pouco mais complexo, pois os Summoners precisam gerenciar seus próprios feitiços enquanto controlam seus companheiros.

 

Summoners são ótimos para jogadores experientes e que gostam da ideia de convocar lacaios para ajudá-los a lutar contra os inimigos.

REQUISITOS: Começar com a classe Arcanist e alcançar o Level 30.

 

RED MAGE

Red Mage é uma classe única que mistura dano corpo a corpo com magia negra para ataques e magias branca para se proteger e curar. Eles usam um florete para esfaquear os inimigos enquanto também lançam magias. Esses personagens causam uma série de danos mágicos elementares, enquanto também ajudam na cura e até mesmo em um feitiço de ressurreição.

 

Red Mages são bem versáteis e ótimos para jogadores iniciantes que querem um personagem que possa fazer um pouco de tudo.

REQUISITOS: Ter a expansão Stormblood e um personagem no Level 50.

 

 

BLUE MAGE

O Blue Mage é um Job limitado, com isso acaba tendo algumas restrições. Seu estilo de jogo envolve aprender ataques de monstros para construir seu repertório de habilidades. No entanto, por causa dessa mecânica especial, os Blue Mages não podem ser usados ​​na maioria das situações, como missões da história principal ou entrar aleatoriamente em masmorras.

REQUISITOS: Ter uma classe no Level 50.

 

Pronto, agora você conhece todas os Jobs disponíveis em FF14 e já está preparado para decidir qual a melhor opção baseada em seu estilo de jogo, tanto jogando solo ou em grupo.

Esperamos que com esse guia você consiga escolher a melhor opção e seja um ótimo jogador de Final Fantasy 14.

 

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